terça-feira, 31 de agosto de 2010

Será que os canhotos pensam mais rápido que os destros?

Brasileiros canhotos famosos

Romário - grande craque do futebol brasileiro;

Ayrton Senna - melhor piloto de fórmula 1 de todos os tempos;

Machado de Assis - um dos maiores escritores da língua portuguesa;

Fernando Meligeni - argentino, naturalizado brasileiro, tenista...


Os canhotos podem levar vantagem em certas áreas como, digamos, pilotar um avião a jato ou falar e dirigir ao mesmo tempo. Um estudo recente publicado pelo jornal Neuropsychology (site em inglês) sugere que os canhotos são mais rápidos no processamento de múltiplos estímulos que os destros.

Certo é que um maior aproveitamento das funções dos dois hemisférios cerebrais sejam entre canhotos ou destros, leva o indivíduo a ser mais imaginativo, mais capaz de resolver questões difíceis do seu dia-a-dia, a perceber e compreender o que o cerca, além de desenvolver habilidades e potencialidades que estão latentes no ser humano. Por exemplo, algumas pessoas pensam que, pelo fato de utilizarem a mão esquerda vão ser capazes de desenhar bem, mas aprender a desenhar é aprender a ver e a criar. Essas condições não se desenvolvem mudando de mão e sim desenvolvendo características próprias. Afinal existem excelentes pintores que trabalham com os pés, com a boca e com as duas mãos.

No entanto, uma pesquisa realizada na Australian National University (ANU) parece confirmar estudos anteriores que mostram que a destreza ou canhotismo é determinado no útero e que muitos canhotos processam a linguagem usando ambos os hemisférios do cérebro, em oposição aos destros, que parecem usar principalmente o hemisfério esquerdo para esse propósito.

Os dois hemisférios do cérebro são quase idênticos e processam as mesmas informações da mesma forma, com dados passando para frente e para trás entre eles, principalmente por meio de um grande caminho neural. Porém, determinadas tarefas, como o processamento da linguagem mencionado acima, tendem a ocorrer em um hemisfério ou em outro. Para a maioria das pessoas, o processamento da linguagem acontece no hemisfério esquerdo. Para as pessoas canhotas, ela pode ocorrer em ambos os hemisférios. Outra área de especialização é aquela do processamento de dados sensoriais: geralmente, os dados obtidos no lado direito do corpo (o olho direito, a orelha direita, etc.) vão para o hemisfério esquerdo para processamento, e os dados obtidos no lado esquerdo vão para o hemisfério direito. No final, o cérebro combina essencialmente os resultados do processamento de ambos os hemisférios para mostrar o que conscientemente vemos e ouvimos.


Foto cedida Nintendo
Os canhotos podem levar vantagem em videogames em ritmo acelerado
A nova pesquisa une-se ao grupo de trabalho que cresce lentamente e que apóia a hipótese de que as pessoas que preferem a mão esquerda para escrever provavelmente têm cérebros que são mais propensos ao processamento de informações simultâneo, bi-hemisférico. Os pesquisadores da ANU criaram testes voltados especificamente para testar a velocidade do fluxo de informações entre os dois lados do cérebro. Existem 80 destros e 20 canhotos envolvidos no estudo. Em um teste, um computador mostrava um único ponto, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito de uma linha divisória, e os participantes deviam pressionar um botão para indicar em qual lado o ponto aparecia. Os canhotos foram mais rápidos nessa tarefa. Em outro teste, os participantes tinham de combinar várias letras que apareciam em alguns casos em qualquer um dos lados da linha e, em outros casos, apenas em um lado da linha. Neste teste, os participantes canhotos foram mais rápidos em combinar as letras que apareceram em ambos os lados da linha, enquanto que os participantes destros foram mais rápidos em combinar as letras que apareceram em apenas um lado da linha. Esta última observação poderia indicar que os destros são mais rápidos do que os canhotos no estímulo de processamento que utiliza somente um hemisfério do cérebro.

De acordo com o pesquisador chefe, Dr. Nick Cherbuin, em uma entrevista para a AM ABC, os resultados apóiam a observação anatômica de que a principal conexão entre o cérebro esquerdo e o cérebro direito é, de alguma forma, maior e melhor conectada nos canhotos.

O que isto significa? Isso poderia significar que os canhotos têm uma ligeira vantagem nos esportes, jogos e outras atividades nas quais os jogadores enfrentam grande volume de estímulo lançado a eles simultaneamente ou em rápida sucessão. Teoricamente, eles poderiam usar mais facilmente ambos os hemisférios do cérebro para gerenciar esses estímulos, resultando em processamento e tempos de resposta gerais mais rápidos. Isso também poderia significar que quando um hemisfério do cérebro se sobrecarrega e começa a ficar mais lento, o outro hemisfério pode captar mais facilmente essa folga sem perder o ritmo. Especialistas também afirmam que os canhotos podem se sair melhor mentalmente no caminho para a velhice, quando o processamento cerebral como um todo começa a diminuir. Com uma maior habilidade para um hemisfério do cérebro rapidamente apoiar as tarefas do outro, os senhores canhotos poderiam reter o enfraquecimento mental mais tempo do que os destros.