terça-feira, 31 de agosto de 2010

Paraplegia e tetraplegia

A paraplegia é uma incapacitação das funções sensoriais e motores nas extremidades inferiores......Quando os braços também são afetados pela paralisia, o termo correto é tetraplegia. Paraplegia e tetraplegia são geralmente resultado de lesão na medula espinhal ou de uma condição médica congênita chamada spina bífina, a qual afeta elementos neurais no canal espinhal. A área do canal espinhal afetada na paraplegia pode ser a torácica, lombar ou sacral. Se os braços também forem paralisados a pessoa terá tetraplegia...

Pessoas com paraplegia são denominadas paraplégicas, e com tetraplegia, tetraplégicas.

Causas da tetraplegia e paraplegia - O que pode fazer uma pessoa ficar paraplégica ou tetraplégica

As causas para tetraplegia e paraplegia variam de trauma a tumores, mielite transversa e esclerose múltipla. O trauma que pode causar tetraplegia e paraplegia geralmente é decorrente de acidente com veículos motores, e provoca lesão aguda na medula espinhal, freqüente por fragmentos de ossos de fraturas vertebrais.

Tetraplegia, paraplegia e o sistema nervoso central

Qualquer doença que afeta o trato corticospinal ou piramidal da medula espinhal desde a espinha torácica para baixo pode ocasionar paraplegia. Esse trato é responsável pelo movimento ou pelas “instruções” para movimentos a partir do cérebro. A causa mais comum de tetraplegia e paraplegia é acidente com veículos. Outras causas incluem violência, traumas esportivos, câncer, fraturas vertebrais, e mielite transversa. Ferida de tiro na espinha também é uma das causas principais de tetraplegia e paraplegia. Algumas vezes a paralisia em ambas as pernas pode ser decorrente de lesão no cérebro.

Paraplegia e o sistema nervoso periférico

A paraplegia é mais raramente causada por dano aos nervos suprindo as pernas. Essa forma de dano geralmente não é simétrica e não causaria paraplegia, porém polineuropatia (distúrbio neurológico que onde muitos nervos periféricos simultaneamente param de funcionar pelo corpo) pode fazer a pessoa ficara paraplégica se as fibras motoras forem afetadas.

Incapacitações em pessoas paraplégicas e tetraplégicas

Ainda que muitas pessoas paraplégicas possam caminhar em algum grau, muitas dependem de cadeira de rodas ou outras medidas de apoio. Impotência e vários graus de incontinência urinária e fecal são muito comuns em paraplégicos.

Em pessoas tetraplégicas, embora o sintoma mais óbvio seja a paralisia dos membros, também há a perda ou prejuízo do controle urinário e fecal, função sexual, digestão, respiração e outras funções automáticas.

Complicações em pessoas paraplégicas e tetraplégicas

Devido à diminuição da movimentação, pessoas paraplégicas e tetraplégicas podem ter várias complicações médicas, muitas das quais podem ser prevenidas com vigilância e auto-cuidado. Essas complicações incluem úlceras de pressão, trombose e pneumonia. Fisioterapia e tecnologias de assistência, como standing frame, podem ajudar a prevenir essas complicações.

Pessoas tetraplégicas geralmente também são mais vulneráveis a osteoporose, fraturas, espasticidade, infecções e complicações respiratórias, disreflexia autonômica, trombose venosa profunda, e doença cardiovascular.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/tetraplegia.html