sábado, 11 de setembro de 2010

Falando em postura corpora...

Você sabia que arrumar a postura pode te livrar daquelas “gordurinhas” indesejáveis? A maioria das pessoas sofre de má postura. Vícios posturais que vamos adquirindo durante o decorrer de nossa fase de crescimento e principalmente aqueles que adquirimos no trabalho, na faculdade e no nosso dia a dia.

Faça um teste. Olhe-se no espelho de perfil e observe sua postura. A coluna lombar é aquela que fica logo a cima do nosso bumbum, se esta estiver com uma curvatura muito acentuada caracteriza uma hiperlordose, caso você não a tenha, force empinando bem o bumbum. Agora observe o que aconteceu com sua barriga. Ela se projeta pra frente, te dando a falsa impressão que está com a barriga maior. Claro que é um exemplo forçado. Mas é exatamente isso que ocorre quando não cuidamos de nossa postura. Quando estamos sentados ou em pé tendenciamos a relaxar o quadril o que induz os músculos da região do abdome a relaxar também, o que provoca com o tempo uma flacidez dessa musculatura, gerando a falsa barriguinha.

E quanto a cintura? Muitas mulheres acham quem tem a curvatura da cintura mais acentuada de um lado que do outro. Isso também pode ser postural. Algumas pessoas têm um desnivelamento dos ossos do quadril que pode acarretar sim numa gordurinha localizada nessa região. E o que fazer para corrigir?

Já ouviu falar em RPG – Reeducação Postural Global?

É um método da fisioterapia que busca corrigir as desarmonias do corpo humano entre músculos e ossos, levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa. O Fisioterapeuta francês Philippe Souchard criou o método em 1980 com o objetivo de estabelecer harmonia ao corpo do paciente. Pouco a pouco os estudos foram mostrando que essas alterações benéficas a postura podiam também modificar a estética corporal. Um ponto a mais para a RPG.

A dica então é corrigir a postura. Evite relaxar a barriga enquanto fica sentado ou em pé. Lembram dos conselhos das nossas mães quando estávamos crescendo? Barriga pra dentro e peito p fora! Chegava a ser quase uma imposição militar. O fato é que a reeducação postural traz muitos benefícios, incluindo eles o estético. Antes de se submeter a um procedimento estético ou cirurgias plásticas pra acabar com alguma gordura localizada, faça uma avaliação postural com um especialista em RPG. O seu problema pode ser meramente postural.

* Lívia Parente é fisioterapeuta, especialista em RPG, Estética e Disfunções da ATM

Contato: lpvfisio@gmail.com